sexta-feira, 18 de março de 2011

28 de Março de 2011 - 2 Períodos - Segunda-feira

DINÂMICA DE AUTOCONHECIMENTO
                  “TÉCNICA DOS ANIMAIS”


 Seqüência da atividade:

        1ª) O facilitador distribui a cada participante uma folha de papel em branco e pede ao mesmo que a divida em seis quadros.
Os três primeiros quadros deverão ser preenchidos com os nomes dos animais de sua preferência, acompanhados das características e/ou sentimentos que os mesmos lhe inspiram. 

        2ª)Nos três quadros restantes deverão escrever as palavras MAR e PAREDE,; abaixo de cada uma delas escreverão as características destes elementos ou coisas que eles lhes inspiram.
        3ª)Debate sobre a técnica:
n   Como EU sou? (1º animal)
n   Como os outros ME VÊEM?(2ºanimal)
n   Como EU gostaria de SER?(3ºanimal)
n    Como estou encarando a VIDA?
n   Quais as minhas expectativas em relação:
       - Às mudanças?
       - Às transformações radicais em minha vida? Perdas repentinas etc.
 
2 de Março de 2011 - QUINTA-FEIRA - 2 períodos
TEMA: "Ser ou não Ser de Ninguém, Eis a Questão!"

OBJETIVOS:
  • Confrontar opiniões e pontos de vista  sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal, através da leitura de crônica, audição e análise de letra de música, reflexão e debate sobre o tema "Ficar ou Namorar".
 DESENVOLVIMENTO

1º - Leitura da música "Já sei namorar" do grupo "Tribalistas"

Já Sei Namorar Tribalistas
Já sei namorar
Já sei beijar de língua
Agora só me resta sonhar
Já sei aonde ir
Já sei onde ficar
Agora só me falta sair

Não tenho paciência pra televisão
Eu não sou audiência para a solidão
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo e
Todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo e
Todo mundo é meu também

Já sei namorar
Já sei chutar a bola
Agora só me falta ganhar
Não tem um juíz
Se você quer a vida em jogo
Eu quero é ser feliz

Não tenho paciência pra televisão
Eu não sou audiência para solidão
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo e
Todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo e
Todo mundo é meu também

Tô te querendo
Como ninguém
Tô te querendo
Como Deus quiser
Tô te querendo
Como eu te quero
Tô te querendo
Como se quer


2º - Leitura da crônica:

SER OU NÃO SER DE NINGUÉM, EIS A QUESTÃO DA GERAÇÃO TRIBALISTANa hora de cantar nas boates todo mundo enche o peito, levanta os braços, sorri e dispara: “eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também”. No entanto, passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, os adeptos da geração “tribalista” se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais próximo para reclamar de solidão, ausência de interesse das pessoas, descaso e rejeição. A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu.
Beijar na boca é bom? Claro que é! Manter-se sem compromisso, viver rodeado de amigos em baladas animadíssimas é legal? Evidente que sim. Mas por que reclamam depois? Será que os grupos tribalistas se esqueceram da velha lição ensinada no colégio de que “toda ação tem uma reação”? Agir como tribalista tem conseqüências, boas e ruins, como tudo na vida. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo - beijar de língua, namorar e não ser de ninguém. Para comer a cereja é preciso comer o bolo todo e nele, os ingredientes vão além do descompromisso, como: não receber o famoso telefonema no dia seguinte, não saber se está namorando mesmo depois de sair um mês com a mesma pessoa, não se importar se o outro estiver beijando outra, etc, etc, etc.
Embora já saibam namorar, “os tribalistas” não namoram. Ficar também é coisa do passado. A palavra de ordem hoje é “namorix”. A pessoa pode ter um, dois e até três namorix ao mesmo tempo. Dificilmente está apaixonada por seus namorix, mas gosta da companhia do outro e de cultivar a ilusão de que não está sozinho. Nessa nova modalidade de relacionamento, ninguém pode se queixar de nada. Caso uma das partes se ausente durante uma semana, a outra deve fingir que nada aconteceu - afinal, não estão namorando. Aliás, quando foi que se estabeleceu que namoro é sinônimo de cobrança?
A nova geração prega liberdade, mas acaba tendo visões unilaterais. Assim como só deseja “a cereja do bolo tribal”, enxerga apenas o lado negativo das relações mais sólidas. Desconhece a delícia de assistir um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir junto abraçado, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor. Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer boa noite, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter alguém para amar.
Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade que “amar se aprende amando” e se seguirmos seu raciocínio esbarraremos na lição que nos foi transmitida nas décadas passadas: relação é sinônimo de desilusão. O número avassalador de divórcios nos últimos tempos só veio confirmar essa tese e aqueles que se divorciaram [pais e mães dos adeptos do tribalismo] vendem, na maioria das vezes, a idéia de que casar é um péssimo negócio e que uma relação sólida é sinônimo de frustrações futuras. Talvez seja por isso que pronunciar a palavra “namoro” traga tanto medo e rejeição. No entanto, vivemos em uma época muito diferente daquela em que nossos pais viveram. Hoje podemos optar com maior liberdade e não somos mais obrigados a “comer sal junto até morrer”. Não se trata de responsabilizar pais e mães, ou atribuir um significado latente aos acontecimentos vividos e assimilados na infância, pois somos responsáveis por nossas escolhas, assim como o que fazemos com as lições que nos chegam. A questão não é causal, mas quem sabe correlacional.
Podemos aprender a amar se relacionando. Trocando experiências, afetos, conflitos e sensações. Não precisamos amar sob os conceitos que nos foram passados. Somos livres para optar. E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento… É arriscar, pagar para ver e correr atrás da felicidade. É doar e receber, é estar disponível de alma, para que as surpresas da vida possam aparecer. É compartilhar momentos de alegria e buscar tirar proveito até mesmo das coisas ruins.
Ser de todo mundo, não ser de ninguém é o mesmo que não ter ninguém também… É não ser livre para trocar e crescer… É estar fadado ao fracasso emocional e à tão temida solidão.

(Mônica Montoni)

Interpretando a crônica de Mônica Montoni:

1)    Preencha o quadro abaixo:

PONTOS POSITIVOS
PONTOS NEGATIVOS




FICAR














NAMORAR
















2)    O que você entende por “geração Tribalista”?
3)    Comente o primeiro parágrafo do texto (Estabeleça relações com o comportamento atual dos jovens).
4)    O texto utiliza-se de algumas citações como: “toda ação tem uma reação” e para comer a cereja é preciso comer o bolo todo”. Explique cada uma estabelecendo uma relação entre ambas.
5)    Segundo o texto o que significa “namorix”?
6)    O que o autor quis dizer com “Os jovens pregando a liberdade têm apenas VISÕES UNILATERIAS”. Exemplifique;
7)    Qual seria segundo o texto o simples motivo da pronúncia da palavra “namoro” trazer tanto medo e rejeição?
8)    Por que não podemos tomar como regra as “frustrações amorosas” do passado para os nossos relacionamentos futuros?
9)    Segundo o texto “ser livre é não ser de ninguém”? Comente.
10)  Escreva um texto dissertativo sobre o tema “ser ou não ser de ninguém”.
 
 
 
2 de Março de 2011 - 1 período
 
TEMA: Preconceito
 
OBJETIVOS:
- Sensibilizar os alunos para refletirem sobre o tema da diversidade cultural; - Despertar para a leitura de textos de diferentes esferas e gêneros textuais/discursivos distintos sobre o tema, verificando a contribuição da organização das orações para a compreensão, interpretação e produção dos mesmos.
 
DESENVOLVIMENTO
 
- Apresentação do curtametragem " O Xadrez das Cores"
Parte 1

Parte 2
   
 
 Parte 3
 
Debate sobre os seguintes tópicos:
- O que é preconceito?
- Quais os tipos de preconceito que você conhece?
- De que forma o preconceito se manifesta neste filme?
 
Apresentação do curtametragem "Preconceito Moderno"

Atividades:
 
  • Qual o tema central do filme 1? E do filme 2?
  • Caracterize os personagens do filme 1 e do filme 2.
  • Pesquise na web informações sobre os dois curtametragens (Prêmios, críticas, produtores, atores etc.) e depois escreva um "comentário crítico"(pesquise na web o que é comentário crítico e como se faz) para cada um deles.

2 comentários:

  1. A-O filme 1 fala sobre o racismo e o filme 2 fala sobre o preconceito nos dias de hoje.

    B-No filme 1:Tem uma empregada negra que trabalhava na casa de uma senhora branca que era preconceituosa,e que vivia fazendo comentarios preconceituosos.No filme 2: tinha uma garota negra que pensava no seu futuro e em trabalhar e tinha outra garota branca que ao contrario da outra só queria ir em festas.

    C-O curta o "xadrez das cores" fala sobre racismo que é uma coisa que existe em todos os lugares.O curta retrata uma forma da utilização do xadrez que é interessante:que uza o xadrez como uma ferramenta de resgate da cidadania.

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  2. A-O curta metragem Xadrez das cores, retrata principalmente o racismo e o preconceito social. Mas também uma forma de utilização do xadrez que é bastante interessante: o xadrez como uma ferramenta social e de resgate da cidadania!

    B- Cida- uma mulher negra de quarenta anos, empregada doméstica, pobre,humilde e residente de uma comunidade pobre e carente.
    Maria-arrogante e prepotente patroa de oitenta anos, viuva e sem filhos é extremamente racista.

    C- O xadrez das cores é um curta metragem que nos incomoda, é impossível manter-se distante da tensão dos personagens. A forma como a história é constituída nos convida a participar do enredo. Uma das mais lições do filme é a negação do conformismo, da busca pelo conhecimento para a transformação dos fatos.

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