A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR OS SUBSTANTIVOS
Substantivos na leitura e produção de textos
Saber nomear com precisão os seres e conceitos de que pretendemos tratar quando falamos ou redigimos é, obviamente, um fator de eficiência em nosso trabalho. Nesse sentido, conhecer os substantivos e refletir sobre os sentidos e significados que exprimem em situações de interações entre substantivos abstratos, verbos e adjetivos cognatos nos oferecem a possibilidade de reelaborar frases e estruturas oracionais em busca das mais adequadas a determinada necessidade ou estratégia comunicativa.
Conhecer os mecanismos de flexão dos substantivos é fundamental para o estabelecimento da concordância nas frases e orações de nossos textos orais ou escritos. No que diz respeito à indicação de grau, insistimos no valor afetivo que o aumentativo e o diminutivo formados por sufixação costumam transmitir: esse valor afetivo não é explorado apenas na língua coloquial, mas também na língua literária. As formas diminutivas e aumentativas são exploradas expressivamente por poetas e prosadores.
Além disso, os substantivos desempenham um papel importantíssimo nos mecanismos de coesão e coerência textuais. É normalmente por meio de um substantivo que se apresenta pela primeira vez, num texto, o ser, ato ou conceito de que vamos tratar. Depois disso, utilizam-se substantivos que mantêm, com esse primeiro, relações variáveis de significado, num processo de retomada que é parte importante da progressão textual. Por meio desse processo, delimita-se ou expande-se a abrangência do sentido dos conceitos analisados. Ao mesmo tempo, com a seleção vocabular, evidencia-se o ponto de vista do produtor do texto sobre o tema tratado.
PARTE 1
Exercícios sobre substantivos
Questão 01 - Substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral. Assinale a
alternativa que apresenta um substantivo que seja simples, concreto e comum:
a) Jovens
b) Desejo
c) Dia-a-dia
d) Brasil
Questão 02 - Morfologia é a parte responsável pelo estudo das classes de palavra
Observe o trecho abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
“A população brasileira precisa conhecer a complexidade da subalimentaç
e a necessidade humana de alimentos e combater a fome sob todos os ângulos. A
mesmo tempo, deve estar atenta para que o programa “Fome Zero” não
transforme em uma solução simplista e paternalista.”
a) As palavras população e necessidade estão empregadas como substantivos.
b) As palavras programa e solução são adjetivos derivados.
c) As palavras precisa e necessidade são verbos.
d) No trecho o “a” apareceu quatro vezes empregado como preposição
Questão 03 - Sabemos que substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral e
que podem ser classificados em comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto. Assinale a alternativa que identifica e classifica CORRETAMENTE algumas palavras do trecho abaixo:
“Se as galas, as jóias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com
tanta injustiça ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se se
espremeram, haviam de verter sangue, como se há de ver a fé nessa falsa riqueza?”
a) As palavras “jóias” e “baixelas” são substantivos simples e derivados.
b) As palavras “derretidos” e “falsas” são substantivos comuns e abstratos.
c) As palavras “injustiça” e “crueldade” são substantivos abstratos e derivados.
d) As palavras “sangue” e “fé” são substantivos comuns e concretos.
Questão 04- Assinale a alternativa que apresenta um substantivo comum, simples e abstrato:
a) Angústia
b) Jovens
c) Vestibulares
d) Inscrições
Questão 05 - Vimos que morfologia é a parte da gramática responsável por estudar
a divisão das palavras em classes. Observe o trecho abaixo e assinale a alternativa
que está CORRETA quanto à classificação das palavras:
“Pela primeira vez estamos tomando como base a riqueza e a potencialidade da floresta para escolher as áreas a ser preservadas"
a) As palavras “riqueza” e “potencialidade” são substantivos.
b) A palavra “primeira” é um numeral cardinal.
c) As palavras “floresta” e “preservadas” são adjetivos.
d) Nas expressões “a riqueza” e “as áreas”, as palavras destacadas são artigos
indefinidos.
Questão 06 - Observe o trecho e assinale a alternativa que analisa morfologicamente as palavras destacadas:
“Nossa idéia é garantir a preservação sem fechar as portas para o desenvolvimento da região.” A idéia é correta. Afinal, temos um só planeta. É o que deixaremos para nossos filhos e netos.
Os verbos: “garantir”, “fechar” e “deixar” são da 1ª conjugação.
a) Os substantivos: “idéia” e “preservação” são simples e abstratos.
b) Os substantivos: “portas”, desenvolvimento” e “região” são substantivos
coletivos.
c) Na expressão: “Afinal, temos um só planeta”, a palavra “um” está empregada como um artigo indefinido.
Questão 07 - Sabemos que substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral e
que podem ser classificados em comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou
derivado, simples ou composto. Assinale a alternativa que identifica e classifica
CORRETAMENTE algumas palavras do trecho abaixo:
“Se as galas, as jóias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com
tanta injustiça ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se se
espremeram, haviam de verter sangue, como se há de ver a fé nessa falsa riqueza?”
a) As palavras “injustiça” e “crueldade” são substantivos abstratos e derivados.
b) As palavras “derretidos” e “falsas” são substantivos comuns e abstratos.
c) As palavras “jóias” e “baixelas” são substantivos simples e derivados.
d) As palavras “sangue” e “fé” são substantivos comuns e concretos.
Questão 08- Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA classificação dos
substantivos.
a) As palavras “luz” e “sombra” são substantivos concretos e comuns.
b) A palavra “Deus” é um substantivo próprio e abstrato.
c) As palavras “paz” e “noite” são substantivos abstratos e simples.
d) As palavras “sermões” e “palavras” são substantivos comuns e derivados.
Questão 09- Tanto na comunicação escrita quanto na falada, utilizamos palavras. Estas
são organizadas, formando frases, orações, períodos e textos. De acordo com seu
emprego, elas podem receber diferentes classificações. Assinale a alternativa que analisa CORRETAMENTE as palavras grifadas:
a) No período: “Medrosos das guerras que os fortes acendem” – as palavras grifadas
são respectivamente: adjetivo, substantivo, artigo, adjetivo, verbo.
b) Na frase: “São muitos seus filhos, nos ventos fortes” – a palavra grifada é adjetivo.
c) No período: “As armas quebrando, lançando-as ao rio” – as palavras grifadas são artigos indefinidos.
d) No verso: “São rudos, severos, sedentos de glória” – as palavras grifadas são
adjetivos.
Questão 10-O substantivo varia em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) grau (aumentativo e diminutivo). De acordo com o que você estudou assinale a alternativa correta referente ao plural dos substantivos: pão-de-ló, couve-flor e sexta-feira.
a) pães-de-ló, couves-flores, sextas-feiras.
b) Pães-de-lós, couves-flor, sexta-feiras.
c) Pães-de-lós, couve-flores. sexta-feiras.
d) Pães-de-ló, couves-flor, sextas-feira.
Questão 11- Assinale a alternativa em que o termo em destaque desempenha a função
de um substantivo:
a) O coitado está se queixando da esposa com toda razão.
b) É uma palavra difícil.
c) Numa disputa, se aceita até boas brincadeiras.
d) Este envelope está sujo.
PARTE 2
- Destaque os substantivos do texto abaixo:
Um enigma muito mais antigo
O maior símbolo da cultura do antigo Egito, a esfinge de Gizé, que acopla o rosto do faraó Quéfren a um corpo de leão, teve sua idade reavaliada. Arqueólogos egípcios e americanos analisaram o calcário usado no monumento e concluíram que sua construção ocorreu há mais de 10 000 anos – e não há 4 500 anos, como se imaginava. A esfinge teria sido erguida, então, antes da escrita e das primeiras cidades, na Mesopotâmia. Ela seria mais antiga que a própria História. (Revista Veja)
- Forme substantivos abstratos, conforme o modelo.
Menino feliz – a felicidade do menino
a) mulher alegre e) homem livre
b) edifício alto f) verificar os resultados
c) crianças pobres g) conceder os privilégios
d) mulher viúva h) imprimir o livro
- A que se referem os seguintes coletivos?
Atilho girândola banca fauna
Batalhão orquestra cáfila vara
- Escreva, no plural, os substantivos abaixo:
Degrau atlas tico-tico amor-perfeito
Opinião hífen chá-de-cozinha segunda-feira
Tabelião álcool guarda-comida vira-lata
Cidadão barzinho guarda-civil boa-vida
Açúcar planalto ex-aluno abaixo-assinado
- Dê o aumentativo sintético de:
Barca homem muro pedra corpo
6) Alguns substantivos possuem o diminutivo sintético com os sufixos-ulo(a), -culo(a); (corpúsculo, por exemplo) Os diminutivos formados a partir desses sufixos são denominados diminutivos eruditos. Utilizando esses sufixos, dê o diminutivo erudito dos seguintes substantivos:
Globo pele gota questão
Obra raiz parte verso
- Aponte a diferença de sentido entre os substantivos:
a) o cabeça - a cabeça
b) o grama- a grama
c) o moral- a moral
- Na relação abaixo, quanto ao gênero, só aparecem substantivos uniformes. Sua terefa consistirá no seguinte: coloque o artigo definido adequado antes de cada substantivo e, a seguir, classifique-os em epicenos, comum de dois gêneros e sobrecomuns.
Cobra tigre jovem estudante
Pessoa criatura artista dentista
Vítima criança
- As frase abaixo apresentam algum erro com relação ao substantivo. Corrija-as devidamente:
- Carlos perguntou a sua cônjuge se ela era feliz.
- Ele foi agredido sem nenhuma dó.
- Ela tomava sossegadamente sua champanhe.
- Os amigos sempre se reuniam nos barzinhos da cidade.
- Os guarda-noturnos reuniram-se em assembléia.
- Passe para o plural a frase abaixo, fazendo as devidas modificações:
O primeiro-ministro, em seu abaixo-assinado, pedia ao vice-reitor que o ex-aluno fosse homenageado.
- Não está claro se é homem ou mulher em:
- ( ) O cônjuge se aproximou.
- ( ) O servente veio atender-nos.
- ( ) O gerente chegou cedo.
PARTE 3
RESPOSTAS DA PARTE 2
- Destaque os substantivos do texto abaixo:
Um enigma muito mais antigo
O maior símbolo da cultura do antigo Egito, a esfinge de Gizé, que acopla o rosto do faraó Quéfren a um corpo de leão, teve sua idade reavaliada. Arqueólogos egípcios e americanos analisaram o calcário usado no monumento e concluíram que sua construção ocorreu há mais de 10 000 anos – e não há 4 500 anos, como se imaginava. A esfinge teria sido erguida, então, antes da escrita e das primeiras cidades, na Mesopotâmia. Ela seria mais antiga que a própria História. (Revista Veja)
- Forme substantivos abstratos, conforme o modelo.
Menino feliz – a felicidade do menino
a) mulher alegre a alegria da mulher e) homem livre a liberdade do homem
b) edifício alto a altura do homem f) verificar os resultados a verificação dos ...
c) crianças pobres a pobreza das crianças g ) conceder os privilégios a concessão...
d) mulher viúva a viuvez da mulher h) imprimir o livro a impressão...
- A que se referem os seguintes coletivos?
Atilho espigas girândola fogos de artifício banca examinadores fauna animais
Batalhão soldados orquestra músicos cáfila camelos vara porcos
- Escreva, no plural, os substantivos abaixo:
Degrau degraus atlas mapas tico-tico tico-ticos amor-perfeito amores- perfeitos
Opinião opiniões hifen hífens/hífenes chá-de-cozinha chás-decozinha segundas-feiras
Tabelião tabeliães álcool álcoois guarda-comida guarda-comidas vira-lata vira-latas
Cidadão cidadãos barzinho barezinhos guarda-civil guardas civis boa-vida boas-vidas
Açúcar açúcares planalto planaltos ex-aluno ex-alunos abaixo-assinado abaixo-assinados
- Dê o aumentativo sintético de:
Barca barcaça homem homenzarrão muro muralha pedra pedregulho corpo corpanzil
6) Alguns substantivos possuem o diminutivo sintético com os sufixos-ulo(a), -culo(a); (corpúsculo, por exemplo) Os diminutivos formados a partir desses sufixos são denominados diminutivos eruditos. Utilizando esses sufixos, dê o diminutivo erudito dos seguintes substantivos:
Globo glóbulo pele película gota gotícula questão questiúncula
Obra opúscula raiz radícula parte partícula verso versículo
- Aponte a diferença de sentido entre os substantivos:
a) o cabeça - a cabeça
b) o grama- a grama
c) o moral- a moral
- Na relação abaixo, quanto ao gênero, só aparecem substantivos uniformes. Sua terefa consistirá no seguinte: coloque o artigo definido adequado antes de cada substantivo e, a seguir, classifique-os em epicenos, comum de dois gêneros e sobrecomuns.
Cobra tigre jovem estudante
Pessoa criatura artista dentista
Vítima criança
- As frase abaixo apresentam algum erro com relação ao substantivo. Corrija-as devidamente:
- Carlos perguntou a sua cônjuge se ela era feliz. Seu cônjuge
- Ele foi agredido sem nenhuma dó. Nenhum dó
- Ela tomava sossegadamente sua champanhe. O champanhe
- Os amigos sempre se reuniam nos barzinhos da cidade. barezinhos
- Os guarda-noturnos reuniram-se em assembléia. guardas-noturnos
- Passe para o plural a frase abaixo, fazendo as devidas modificações:
O primeiro-ministro, em seu abaixo-assinado, pedia ao vice-reitor que o ex-aluno fosse homenageado.
- Não está claro se é homem ou mulher em:
- ( X) O cônjuge se aproximou.
- ( ) O servente veio atender-nos.
- ( ) O gerente chegou cedo.